Oi tudo bom ?

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Preparação para o futuro (Dac. Português 4° Bimestre )

Os pais sempre estão influindo nos gostos, aficções e tendências dos filhos desde o momento em que nascem. Isso é correto sempre que busquem seu bem.
A preocupação dos pais está no futuro dos filhos e desde pequenos pensamos em como ajudar-lhes, mas eles viverão em uma sociedade diferente à de hoje e devemos preparar-lhes para que saibam desenvolver-se, o melhor possível, em sua sociedade.

domingo, 6 de novembro de 2011

Glaciliano Ramos ( Português 4° Bimestre )

Graciliano Ramos (1892-1953) é considerado um dos mestres do Regionalismo. Suas obras passam-se no NE do Brasil e falam diretamente do povo nordestino, da seca, da realidade enfim, com uma linguagem direta e típica da região. Apesar de também Ter sido contista e cronista, é como romancista que se destaca. Graciliano Ramos nasceu no interior do estado do Alagoas, mas sua família se mudou várias vezes, peregrinando pelo interior do Nordeste. Mais tarde mudou-se para o RJ e depois de volta a Palmeira dos Índios (AL), cidade onde realizou seus estudos. Lá casou, estabeleceu-se no comércio e chegou a ser prefeito da cidade. Foi nessa época que foi descoberto como o romancista que foi: escrevera também o relatório que um editor desconfiara tratar-se de um romancista de gaveta. Estava certo: Graciliano Ramos estava escrevendo havia anos seu primeiro romance, Caetés, com o qual estrearia em sua carreira literária aos 41 anos (relativamente tarde). Na mesma época de publicação do livro ele completou São Bernardo, primeira obra da trilogia que é sua obra-prima e inclui Angústia e Vidas Secas. Em 1936 foi acusado de comunista e mandado para a prisão, onde foi humilhado e destratado (o fruto disso seria o livro de memórias chamado Memórias do Cárcere). Em 1945 ele realmente se filiou ao PC e chegou a visitar países além da Cortina de Ferro. Várias das obras de Graciliano Ramos já foram para os cinemas através de consagrados diretores brasileiros.

Pitagoras ( Matemática 4° Bimestre )

Pitágoras nasceu em Samos e morreu em Metaponte, no ano de 490 a.C. Aprendeu filosofia, matemáticas, poesia, música e ginástica.
Depois de ter permanecido algum tempo em Creta, visitou as principais cidades da Grécia.
Pitágoras, desejoso de se aprofundar nesses conhecimentos e de adquirir uma vasta cultura, começou a freqüentar esses templos iniciáticos, recebendo ensinamentos ocultos.
A astronomia e a terapêutica oculta foram-lhe reveladas. Sua beleza e nobreza de maneiras eram incomparáveis. Possuía uma voz penetrante, olhar dominador e meigo ao mesmo tempo. De sua pessoa irradiava unia extraordinária influência magnética bondosa, que impunha veneração.
Pitágoras exerceu também extraordinária influência na formação dos dois gênios gregos: Sócrates e Platão.
Em nossos dias, seus ensinamentos estão influindo no ânimo de uma nova plêiade que surge, ansiosa de espiritualidade, desejosa de uma vida sã, anelante de conhecimentos profundos, como os que eram dados outrora nos templos iniciáticos.
Esteve no Egito, onde aprofundou a ciência esotérica das matemáticas sagradas, que foram a luz de sua doutrina.
O segredo da evolução do mundo foi-lhe revelado. Assistiu a revolta que convulsionou o Egito naquela época, e viu com angústia a destruição material do país, vassalado pela soldadesca de Cambises. Depois de cativo, levaram-no para a Babilônia. Fez-se íntimo dos sacerdotes caldeus e dos magos persas, que o iniciaram nas antigas religiões da Índia e da Pérsia.

Legalização da Maconha ( Sociologia 4° Bimestre )

A maconha é o maior tabu criado no século XX. Após a era vitoriana (1837-1901), com forte predomínio dos tabus sexuais, a repressão social do prazer deslocou-se dos genitais para a mente. Drogas cujo uso havia sido permitido, ou ao menos tolerado durante a maior parte da história da humanidade, passaram a ser combatidas com veemência durante o século XX.
A primeira grande iniciativa de combate às drogas se deu com a Lei Seca estadunidense que, entre 1920 e 1933, proibiu a comercialização de bebidas alcoólicas. Nesta época, ainda se podia fumar maconha legalmente nos EUA, mas a cerveja e outras bebidas estavam proibidas. A medida não impediu que as pessoas continuassem bebendo, mas alterou seus hábitos de consumo. Os destilados eram mais fáceis de serem produzidos clandestinamente e eram consumidos na forma de coquetéis, pois dissimulavam a baixa qualidade das bebidas que, muitas vezes, continham alvejantes, solventes e formol na sua fórmula. Com isso, longe de resguardar a saúde dos estadunidenses, a Lei Seca acabou por agravar o problema, já que não havia qualquer controle estatal da qualidade das bebidas. A pior consequência da lei, porém, foi o advento dos gângsters que, tal como os traficantes de drogas de hoje em dia, matavam e praticavam inúmeros outros crimes graves para levar as bebidas alcoólicas à mesa dos consumidores da época.
A criminalização do álcool revelou-se um desastre. Não foi capaz de acabar com o alcoolismo, impediu o uso casual e responsável da bebida e, ainda por cima, fortaleceu como nunca a atuação dos criminosos. Quando, em 1933, a 21ª Emenda Constitucional dos EUA revogou a Lei Seca, os estadunidenses pareciam ter aprendido a lição de que criminalizar uma droga é a pior maneira de se tratar um problema de saúde pública. Não tardaria, porém, para que a maconha substituísse o álcool como o tabu número um daquele país.

Febre Amarela ( Dac. Biologia 4° Bimestre )

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um flavivírus (o vírus da febre amarela), para a qual está disponível uma vacina altamente eficaz. A doença é transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil, a febre amarela é geralmente adquirida quando uma pessoa não vacinada entra em áreas de transmissão silvestre (regiões de cerrado, florestas). Uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra. Para que isto ocorra, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado, pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.

Johann Conrad Dippel ( Biologia 4° Bimestre )

Johann Conrad Dippel (10 de agosto de 1673 no Castelo Frankenstein (Bergstrasse) - 25 de abril de 1734 no Castelo Wittgenstein, próximo de Bad Laasphe) foi um alquimista, teólogo, e médico alemão (na área de anatomia), conhecido por utilizar técnicas bizarras. Utilizava dois pseudônimos: Christianus Democritus e Ernst Christoph Kleinmann. Sob o pseudônimo de Christianus Democritus publicou muitos livros, a maioria deles ainda está preservado. Dippel disse "Que religião não deve ser um dogma, deve ser amor e auto-sacrifício."

Bohr ( Física 4° Bimestre )

Bohr começou fazendo um estágio de dois anos na Grã-Bretanha com uma bolsa de pesquisa. Depois de concluir a licenciatura, trabalhou com Ernest Rutherford e completou seu modelo de estudo dos átomos recorrendo à Teoria dos Quanta desenvolvida por Max Planck (Modelo atômico de Bohr). Em 1916 foi nomeado professor e, em 1920, diretor do Instituto de Física Teórica de Copenhague. Em 1922 procedeu à explicação do sistema periódico dos elementos químicos por meio da disposição em camadas dos átomos. Nesse mesmo ano recebeu o Prêmio Nobel da Física por suas investigações sobre a estrutura do átomo. Em colaboração com Werner Heisenberg, chegou, em 1927, ao "princípio de incerteza" na Teoria dos Quanta. Depois de emigrar para os Estados Unidos, Bohr participou entre 1943 e 1945 da construção da bomba atômica nos laboratórios de Los Alamos

Kyra Gracie ( Ed. Física 4° Bimestre )

Kyra Gracie Guimarães (Rio de Janeiro, 29 de Maio de 1985) é uma lutadora brasileira campeã de Jiu-Jitsu. É também integrante da família Gracie, que difundiu o esporte no Brasil e se tornou referência mundial com seu estilo próprio, que sagrou inúmeros campeões em variados torneios
Ela é uma das primeiras mulheres da famíia a praticar Jiu-Jitsu e a primeira a competir profissionalmente, sagrando-se recentemente faixa-preta. Atualmente ela vive nos Estados Unidos da América, onde é sócia da Renzo Gracie Academy, em Nova York.Única mulher como representante da família mais tradicianal da arte suave, ela é considerada a musa do Brazilian Jiu Jítsu, maior nome do Brazilian Jiu Jítsu e do Submission feminino. Em entrevista ao World Fight, Kyra Gracie falou sobre seus planos para 2007, possível estréia no MMA, preparação para o ADCC 2007, Mundial de Jiu Jítsu, Asiático de Jiu Jítsu e muito mais

Eua / Paquistão ( Geografia 4° Bimestre )

As relações diplomáticas mais problemáticas do Paquistão melhoraram nos últimos meses, disse a mais alta autoridade diplomática paquistanesa no sábado, destacando como provas as negociações comerciais com Nova Déli (Índia) e um amplo acordo sobre metas de segurança regionais com Washington (EUA).
A ministra das Relações Exteriores do país, Hina Rabbani Khar, em uma entrevista exclusiva à agência Reuters, disse que as negociações para normalizar o comércio com a Índia iriam permitir o progresso em outras questões entre os dois rivais nucleares sul-asiáticos. "Acho que está amplamente aceito que precisamos fazer algum progresso simultâneo nestas outras questões", disse.
O comércio sempre foi ligado a questões políticas entre os vizinhos, que já lutaram três guerras desde a independência frente à Grã-Bretanha em 1947. A esperança é que um aumento no comércio gere maior confiança entre os dois países e os ajude a resolver importantes questões, como a disputa pela região da Caxemira, embora uma solução para este problema tenha se mostrado intratável há décadas.
Ela negou veementemente que o Paquistão não esteja comprometido em finalizar o status de Nação Mais Favorecida (MFN) para a Índia, como foi alegado por uma autoridade do governo indiano na sexta-feira, que disse que Islamabad estava "voltando atrás" na questão por causa da oposição interna no país.
"Não há absolutamente nenhuma questão de retrocesso da aprovação do gabinete da normalização comercial com a Índia", disse ela. "Quero refutar completamente qualquer indício de que haja uma retração no que nós dissemos".
O Paquistão disse que iria elevar a Índia para o status de nação mais favorecida na quarta-feira, uma medida que ajudaria a normalizar as relações comerciais porque traria um fim a pesadas restrições sobre as exportações indianas na fronteira. Khar disse que os secretários de comércio dos dois países iriam se reunir em meados de novembro para fechar os detalhes do acordo comercial, mas que não havia falta de compromisso com o próprio acordo.

Dilma Rousseff ( Dac. Geografia 4° Bimestre )

Filha do engenheiro e poeta búlgaro Pétar Russév (naturalizado brasileiro como Pedro Rousseff) e da professora brasileira Dilma Jane Silva, Dilma Vana Rousseff faz a pré-escola no Colégio Isabela Hendrix e, a seguir, ingressa em um dos colégios mais tradicionais do Brasil, o Sion, de influência católica, ambos em Belo Horizonte.
Em 1969, já vivendo na clandestinidade, Dilma usa vários codinomes para não ser encontrada pelas forças de repressão aos opositores do regime. No mesmo ano, o Colina e a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) se unem, formando a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Em julho, a VAR-Palmares rouba o "cofre do Adhemar", que teria pertencido ao ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros. A ação ocorreu no Rio de Janeiro e teria rendido à guerrilha US$ 2,4 milhões. Dilma nega ter participado dessa operação, mas há quem afirme que ela teria, pelo menos, ajudado a planejar o assalto.
Presa em 16 de janeiro de 1970, em São Paulo, o promotor militar responsável pela acusação a qualificou de "papisa da subversão". Fica detida na Oban (Operação Bandeirantes), onde é torturada. Depois, é enviada ao Dops. Condenada em 3 Estados, em 1973 já está livre, depois de ter conseguido redução de pena no STM (Superior Tribunal Militar). Muda-se, então, para Porto Alegre, onde cursa a Faculdade de Ciências Econômicas, na Universidade Federal do RS.

Enrique Dussel ( FIlosofia 4° Bimestre )

Filósofo, nascido em 1934 em Mendoza (Argentina), exilou-se em 1975 no México (onde adquiriu a nacionalidade mexicana), dedicou-se ao estudo da obra madura de Marx (principalmente ao que se convencionou chamar a "última fase"), às discussões sobre ética e cristianismo (no interior da Teologia da Libertação) e a relação frágil e dependente da América Latina em relação ao Velho Mundo. Estes últimos estudos o permitiram desenvolver a tese de que a descoberta da América é um evento fundamental da formação da subjetividade moderna, já que configura a alteridade do sujeito racional europeu. É autor de mais de 50 livros em diferentes línguas.

Ditadura Militar ( História 4° Bimestre )

A ditadura militar que foi um período da política nacional em que os militares governaram o país nos períodos de 1964 e 1985 essa época foi toda marcada pela desorganização, falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, perseguição a política e repressão a todas as pessoas que ficavam contra o regime militar um pouco após Janio Quadros renunciar a presidência, seu vice João Goulart assumiu em um clima totalmente tenso em seu governo é que aconteceu a abertura das organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores conseguiram espaços em todo o cenário político preocupando as classes conservadoras como empresários, banqueiros e muito mais, até mesmo os Estados Unidos começaram a temer que o Brasil se voltasse para o lado comunista em plena guerra fria. Os partidos que estavam se opondo a João Goulart o acusavam de estar planejando um golpe esquerdista e que ele era o principal responsável pelos problemas que o Brasil enfrentava na época, pouco depois disso ele resolver fazer um grande comício para a população na Central do Brasil onde defendeu as reformas da base

Bob Dylan ( Ingles 4° Bimestre )

Bob Dylan is a singer songwriter who began singing pop idols to imitate rock, taking second place in Rolling Stone and consequently known worldwide. With his main work has influenced rock's biggest names with his song "Like a Rolling Stone" which was chosen as the best in the world.
  And to draw attention, Dylan released an album Modern Times that talked about sex, death and love to get attention as well, also trying to pass that the world is still an imperfect place.
  One of his less creative works "The Freewheelin 'Bob Dylan" Dylan was so energetic to play guitar that several big names were inspired by him.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Euclides ( Matemática 3°Bim)

Euclides de Alexandria é um dos matemáticos da antiguidade mais conhecidos graças, principalmente, à sua obra Elementos de Geometria.
É provável que tenha sido formado na Escola Platónica de Atenas. Foi convidado por Ptolomeu I, que reinou entre 305-285 a.C., para ser professor no Museu de Alexandria. Tudo isto são suposições, pois segundo os historiadores há três hipóteses: Euclides existiu de facto e escreveu as obras que lhe são atribuídas; ou foi líder de uma equipa de matemáticos de Alexandria e as obras eram de todos estes; ou então, as obras de Euclides foram realizadas por um grupo de matemáticos de Alexandria que retiraram o nome de Euclides do personagem histórico Euclides de Megara que viveu cem anos antes.

domingo, 11 de setembro de 2011

Rainha Elizabeth ( Inglês 3° Bim )

1 ° Assunto : Famous Queen of England and Scotland (1558-1603) born in Greenwich, during whose reign England met the economic boom and became the most powerful political, commercial and cultural life of Europe. Daughter of Henry VIII and Anne Boleyn's childhood studied languages, music and dance. In his youth, he found himself surrounded by palace intrigues and was accused of participating in the conspiracy of Lord Seymour during the reign of his half-brother Edward VI, and Sir Thomas Wyatt, in the reign of her Catholic half-sister Mary Tudor . Ascended the throne (1558), with the death of Mary and duly recognized as an heir, surrounded by good advisors, including William Cecil, later Lord Burghley. He opposed Philip II of Spain, who represented English impediment to expansion. The Statute of Supremacy and Uniformity (1559) officially restored Anglicanism and Protestantism finally released in England, but in 70 years developed persecutions against Catholics and Calvinist Protestants. After a long struggle for power (1561-1586), imprisoned and beheaded Mary Stuart, Queen of Scotland Catholic, his cousin and rival (1587). Developed trade and industry, providing a rebirth of the arts and a relaxation of morals. In his reign there were many poets and dramatists such as William Shakespeare, Christopher Marlowe, Edmund Spencer. Despite their notorious links with several nobles, including Robert Dudley, Earl of Leicester, the Queen never married. At that time, England became known as merry old England, that is, happy and old England. The end of his reign was marked by political unrest and growing discontent with the royal authority. Moreover, the spread of Calvinism was endangering the unity of political and religious achieved so far by the Queen. Although the situation of the people remained poor, lacking attempts at rebellion and attacks on the life of the queen, was able to control the strength of the social order. Shortly before his death on March 24 in Richmond Palace, Surrey, recognized the son of Mary Stuart, James VI of Scotland as heir to the English throne.


2° Assunto : In the transition from medieval to modern is the process of centralization of political power, with the emergence of national monarchies, when the kings began to concentrate power in his hands. This process is well marked three times: a feudal stage, where the Kings play a more prominent among his vassals, the power of law making power in fact, a modern phase (between the XV and XVI), where the monarchs create their own institutions such as armies, laws and national currencies, a consolidation phase (between the sixteenth and seventeenth centuries), where the bureaucracy is at its peak, defining the modern concept of state.
In England in the mid-sixteenth century, the government of Queen Elizabeth, represents the acme of absolutism. The consolidation of an absolute monarchy, centralized, was an important element for the country's remarkable economic development in the seventeenth century. For this, the governments of Henry XVIII and his daughter Elizabeth I, were decisive, because unified the country, dominated the nobility, away from the interference of papal power, created the English national church, confiscated the lands of the Catholic Church and success in dispute with the Spanish colonial domains.



3° Assunto : Under her reign England became the most powerful economic, political and cultural life of Europe and therefore the period of his reign known as the "Golden Age" English. Assuming the throne upon the death of his sister Mary I, Elizabeth I began the most prosperous dynasty Thudor government.

Born on September 7, 1533 in Greenwich, daughter of Anne Boleyn and Henry VIII (king of the six wives), Elizabeth I was known as "Elizabeth, The Virgin Queen" never having been married and have not left despite his heirs famous affair with the Earl of Leicester, Robert Dudley. So when the time of his death on March 24, 1603, Elizabeth had to acknowledge as heir to the throne, James VI of Scotland, son of Mary Stuart, her cousin and rival the deposed Queen of Scots, whom Elizabeth had sent decapitate 16 years before.

Continente Africano ( Dac. Geografia 3° Bim )

A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a países de outros continentes, tais como as Ilhas Canárias e os enclaves de Ceuta e Melilla, que pertencem à Espanha, o território ultramarino das ilhas de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, que pertence ao Reino Unido, e as ilhas de Reunião e Mayotte, que pertencem à França.

Hélio Gracie ( Ed. Física 3° Bimestre )

Hélio Gracie (Belém do para, 1 de outubro de 1913 — Petrópolis, 29 de janeiro de 2009), junto com o patriarca da família Gracie Carlos Gracie,  foi responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de luta marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu.
Descendente distantes de escoceses, quando era apenas uma criança sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Devido à sua frágil saúde, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o Jiu-Jitsu tradicional ensinado pelos seus irmãos, especialmente Carlos Gracie.
Observador, Hélio passou a acompanhar, dos seus treze aos dezesseis anos, as aulas ministradas por Carlos. Aprendeu todas as técnicas e ensinamentos de seu irmão, mas, para compensar seu biotipo, Hélio aprimorou a parte de solo tradicional, através do uso do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força extra que não possuía, criando assim o Brazilian Jiu-Jitsu.
No dia 29 de janeiro de 2009, aos 95 anos, Hélio Gracie faleceu e deixou como legado as raízes do esporte que ensinou e difundiu por todo o planeta.
Hélio Gracie não foi mais um daqueles que só sabe falar. Ele foi além. Ele testou e provou ao mundo a eficácia da arte que criou. Em 1955, no estádio do Maracanã,  lutou contra o judoca japonês Masahiko Kimura. Mesmo tendo o braço quebrado durante a luta, se recusou a desistir… Perdeu apenas porque seu irmão Carlos Gracie jogou a toalha. Detalhe: Kimura era uns 25 quilos mais pesado que Hélio Gracie.

Nelson Mandela ( Geografia 3° Bim )

Nelson Rolihlahla Mandela (Qunu, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito.

Galileu Galilei ( Fisica 3° Bim )

 Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.
O físico desenvolveu ainda vários instrumentos como a balança hidrostática, um tipo de compasso geométrico que permitia medir ângulos e áreas, o termómetro de Galileu e o precursor do relógio de pêndulo. O método empírico, defendido por Galileu, constitui um corte com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a este Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

Thomas Edison ( Biologia 3° Bim )

 Thomas Edison viveu e trabalhou sempre nos Estados Unidos. Foi um dos mais produtivos inventores que já existiram , sendo patenteado 1.093 invenções , incluindo a lâmpada elétrica incandescente ( igual da lâmpada que usamos atualmente ) , o projetor de cinema e o fonógrafo. Também instalou o primeiro laboratório de pesquisa industrial.
 Edison teve um começo de vida difícil. Foi expulso da escola pois os professores não perceberam que era surdo e pensaram que era incapaz de aprender. Foi educado pela mãe em casa , onde construiu seu primeito laboratório aos 10 anos de idade.

Hepatite C ( Dac. Biologia 3° Bim )

Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.

Peter Debye ( Química 3° Bim )

Debye trabalhou em diversos institutos e universidades, como professor e pesquisador de física. Ele realizou diversos trabalhos importantes sobre difração de raio-X, soluções eletrolíticas e propriedades de moléculas polares.
Em 1936, Peter Debye recebe o Prêmio Nobel de Química, por contribuições para o entendimento de estruturas moleculares através de investigações sobre momento dipolar e difração de raios-X. Além do Prêmio Nobel, durante toda a vida ele foi muito condecorado e premiado.

Vereador Almir Cicote ( Sociologia 3° Bim )

A exemplo da Lei de Ficha Limpa nacional, que deverá entrar em vigor a partir das eleições de 2012, o vereador de Santo André, Almir Cicote (PSB), pretende emplacar projeto similar na esfera municipal para cargos públicos comissionados. O socialista busca apoio de entidades na cidade e também pretende conversar com o secretário de Gabinete e de Saúde, Nilson Bonome (PMDB), principal articulador da gestão do prefeito Aidan Ravin (PTB) para viabilizar a propositura.

Guerra Civil Espanhol ( História 3° Bim )

Um golpe militar apoiado pelas forças de direita provocou, em 1936, a divisão da Espanha em duas facções em luta. Durante três anos, as organizações republicanas e esquerdistas lutaram contra o avanço do exército rebelde, denominado nacional, que finalmente obteve o controle de todo o país. O conflito, de caráter marcadamente político e ideológico, foi acompanhado com enorme expectativa em todo o mundo, sobretudo na Europa e na América, onde a guerra civil espanhola era vista como prenúncio de um conflito internacional.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

As cónicas no mundo (Matéria: Matemática)

Híperbole :  é um tipo de seção cônica definida como a interseção entre uma superfície cônica circular regular e um plano que passa através das duas metades do cone.
Uma hipérbole compreende duas curvas desconectadas, chamadas de "braços", que separam os focos. Conforme a distância dos pontos da hipérbole aos focos aumenta, a hipérbole começa a se aproximar de duas linhas, conhecidas como assíntotas.

Parabóla : A parábola (do grego: παραβολή) é uma seção cônica gerada pela interseção de uma superfície cônica de segundo grau e um plano paralelo a uma linha geradora do cone (chamada de geratriz).
 De maneira geral, uma parábola é uma curva no plano cartesiano definida por uma equação irredutível da forma :Ax2 + Bxy + Cy2 + Dx + Ey + F = 0 tal que B2 = 4AC, em que todos os coeficientes são reais, em que A e/ou C é não nulo, e na qual mais de uma solução, definindo um par de pontos (x, y) na parábola, existe.

Elipse : é a curva formada por todos os pontos tal que a distância de qualqur ponto da curva para um ponto fixo em uma reta (foco) somado com a distância do mesmo ponto da curva para o outro ponto da reta (outro foco) é sempre constante e vale 2a, isto é , PF1+PF2 = 2a. Caso esses pontos da reta se encontrassem seria uma circunferência.

Galileu Galilei (Matéria: Biologia)

Grande Físico, Matemático e Astrônomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.
Descobertas, idéias e estudos
Galileu foi o primeiro a contestar as afirmações de Aristóteles, que, até aquele momento, havia sido o único a fazer descobertas sobre a física. Neste período ele fez a balança hidrostática, que, posteriormente, deu origem ao relógio de pêndulo. A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronômica e, com ela, pôde observar a composição estelar da Via Látea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vênus. Esses achados astronômicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius (Mensageiro das Estrelas), em 1610. Foi através da observação das fases de Vênus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Aristóteles, onde a Terra era vista como o centro do Universo.
Por sua visão heliocêntrica, o astrônomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege. Condenado, foi obrigado a assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, onde declarava que o sistema heliocêntrico era apenas uma hipótese. Contudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocêntrico e deu continuidade aos seus estudos.
Muitas idéias fundamentadas por Aristóteles foram colocadas em discussão por indagações de Galilei. Entre elas, a dos corpos leves e pesados caírem com velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e pesados caem com a mesma velocidade.
Em 1642, ele morreu cego e condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecânica) foi publicada mesmo com a proibição da Igreja, pois seu local de publicação foi em zona protestante, onde a interferência católica não tinha influência significativa. A mesma instituição que o condenou o absolveu muito tempo após a sua morte, em 1983.

Movimento Social (Matéria : Sociologia)

Movimento Social é a reunião de pessoas que se põem em movimento pela conquista de algo. Em sua concepção política, movimentos sociais são compostos pelo povo, normalmente excluídos de algum direito. Os sem-tetos lutam por teto, desempregados por trabalho, etc.

Porém, após essa união, as pessoas organizadas em um movimento passam a compreender, que não adianta apenas a sua luta específica. Que sua vida não irá melhorar com a conquista apenas do teto ou da terra. Por isso, normalmente os movimentos sociais tentam convencer a população da importância de sua luta e se solidarizam com outras lutas.

Normalmente, a pessoa que não tem teto, emprego, terra, educação, acha que é por sua culpa. O movimento mostra a ela que isso são direitos, e não privilégios. O movimento social tira as pessoas de seu isolamento e lhe dá identidade, dignidade.


Conclusão : No contexto o movimento social é a união do povo por seus direitos , buscam melhorias ao seus problemas , pois existe vários tipos diferente de procura de melhoria , contra o preconceito racial e opção sexual , de desempregados , de sem teto , de pessoas com poucas oportunidades de estudo , falta de participação política , todas essas são causas comuns do moimento social .

Crise de 29 / Segunda Guerra Mundial (Matéria : História)

                                                        Crise de 29
 A crise de 1929, mais conhecida como crise de 29, foi uma depressão econômica que persistiu ao longo da década de 1930, tendo fim somente com a segunda guerra mundial. O período de depressão econômica aumentou a taxa de desemprego , também ouve queda de produtos internos e de outros países , caindo a produção industrial , preços de ações , e em praticamente todo o medidor de atividade econômica em diferentes países do mundo.
 Muitos perderam oque tinham  com a queda da bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente , causando inflação e queda nas taxas de venda de produtos ,que acabaram obrigando o fechamento de várias empresas industrias e comerciais ,e assim elevando a taxa de desemprego.

                                                     Segunda Guerra Mundial
 A segunda guerra mundial foi um conflito militar que teve duração de 6 longos anos , envolvendo todas as maiores potências , sendo organizadas em 2 alianças militares opostas ( contrárias): os ALIADOS e o EIXO . Acabou sendo a maior guerra que a mais marcou a história mobilizando 100 milhões de militares . Foi o único conflito em que foi utilizadas bombas nucleares e foi também o conflito mais letal da história da humanidade.
       
                                                     Guerra Civil Espanhola
 Foi um conflito deflagrado após um fracassado golpe de estudado em um setor do exército.
 A guerra civil teve inicio entre 17 e 18 de julho de 1936 e terminou em 1° de abril de 1939 com os rebeldes saindo como vitoriosos.
 O século XIX espanhol foi um período muito conflituoso , ocorrendo lutas entre liberais e absolutistas.
 A econômica espanhola teve um crescimento rápido a partir do final do século XIX até o inicio do século XX.
                                                 
                                                     Consequências da Guerra
400 mil espanhois mortos.
Uma queda enorme na econômia.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dadaismo (Matéria : Português )

O Dadaísmo, também conhecido como o movimento Dadá, foi um movimento originado em 1915, em plena 1º Guerra Mundial, em Zurique.
O Dadá foi um moviento que negava todas as tradições sociais e artistícas, tinha como base um anarquismo niilista e o slogan de Bakunin: “a destruição também é criação”
Contrários á burguesia e ao naturalismo, identificado como “a penetração psicológica dos motivos do burguês”, procuravam a destruição da arte académica e tinha grande admiração pela arete abstracta.
O acaso era estremamenta valorizado pelos dadaístas, bem como o absurdo. Tinham tendências claramente anti-racionais e irónicas.

Dossiê (Matéria: Português)

Dossiê conhecido também como Dossier , é uma coleção de documentos ou um pequeno arquivo que contém papéis relativos a determinado assunto.
Um dossiê geralmente contém uma biografia ou informações detalhadas para análise sobre um interesse em especial.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Poluição das Águas (Matéria Química)

QUIMICA- ''POLUIÇAO DAS AGUAS'' - A poluiçao nas aguas vem crescendo cada vez mais, porque industrias e agricultores canalizam suas redes de esgotos em rios, lagos e mares. Muitas das vezes restos de lixos organicos , jogados nas aguas, traz doenças contaminando e matando seres com vida e diminuindo a porcentagem de vida na agua.  Pessoas que tem suas casas na beira das aguas usam-a para consumo proprio e acabam sendo contaminadas por causa das doenças que vem junto a poluiçao.
''ESTAÇAO DE TRATAMENTO DAS AGUAS''- 
é a parte do sistema de abastecimento de água onde ocorre o tratamento da água captada na natureza visando a potabilização para posterior distribuição à população.   
FINALIDADES DO TRATAMENTO:    1º- Higiênica : remoção de bactérias, elementos venenosos ou nocivos, minerais e compostos orgânicos em excesso, protozoários e outros microorgânicos.

2º- Estética : correção da cor, turbidez, odor, sabor.
3º- Econômica : redução da corrosividade, dureza, cor, turbidez, ferro, manganês, odor, sabor.          ''  S:    S2     @:  ''
PROCESSO DE TRATAMENTO A AGUA -: 
1 - Aeração
Processo de tratamento pelo qual a área de contato entre a água e o ar é aumentada, de modo a facilitar o intercâmbio ou troca de gases e substâncias voláteis entre a água e o ar.
2 - Coagulação
A coagulação tem por objetivo transformar as impurezas que se encontram em suspensões finas, em estado coloidal, e algumas que se encontram dissolvidas em partículas que possam ser removidas pela decantação ou flotação e filtração.
3 - Floculação
Processo que ocorre logo após ou simultâneamente com a coagulação e cuja característica fundamental é a formação de aglomerados gelatinosos chamados flocos, resultantes da reação entre o produto químico coagulante e as impurezas da água.
3 - Decantação ou Flotação
A decantação é o processo pelo qual se verifica a deposição dos flocos pela ação da gravidade.
Na flotação, por injeção de ar, os flocos, ao invés de sendimentarem, vão a superfície onde são recolhidos.
A filtração da água consiste em fazê-la passar através de materiais porosos capazes de reter ou remover impurezas.
Em geral os constituintes dos filtros são :
seixos, areia, carvão antracitoso.
6 - Tratamento por Contato
É o tipo de tratamento em que a ETA não necessita das unidades de floculação e decantação, sendo que após coagulada a água é encaminhada diretamente aos filtros para retenção das impurezas.
7 - Correção de Dureza
Neste processo são controlados excessos de sais de cálcio e magnésio presentes na água, que têm características incrustantes e conferem gosto.
8 - Correção de pH
Aplicação de produtos químicos visando corrigir acidez ou alcalinidade excessivas da água.
Esta providência visa principalmente proteger estruturas de armazenamento e distribuição da água.
9 - Desinfecção
Destruição ou inativação de organismos patogênicos, capazes de produzir doenças ou de outros organismos indesejáveis.
10 - Controle de Sabor e Odor
Processos físicos e químicos que visam melhorar o paladar de certas águas.
As principais causas de sabor e odor são : algas, decomposição de vegetais, bactérias, resíduos industriais.
11- Fluoretação
Aplicação de compostos químicos contendo flúor em dosagens adequadas visando prevenção da cárie dentária.
Esta aplicação reduz em até 60% a incidência de cáries dentárias.
12 - Oxidação
Processos físicos ou químicos que visam controlar quantidades excessivas de elementos incovenientes na água.

Este processo seguido de filtração é muito utilizado para controle dos teores de ferro e manganês na água.



''PROCESSO DE EXTRAÇAO DA AGUA A PARTIR DA AGUA DO MAR'' -:O processo passa por varias etapas ate chegar na estaçao de tratamento onde a agua fica boa para consumo.Veja a segui como sao tiradas as bacterias e outros elementos improprios da agua.A presente invenção se refere a um processo de dessalinização da água do mar e de água salobra, e remoção de gás co~ 2~ perigoso em descarga de aparelhos de combustão. As descargas de combustão, ricas em dióxido de carbono (co~ 2~) é desviada para uma câmara de processo, onde água do mar, após ser misturada com amônia como catalisador para enfraquecer as ditas moléculas de sal, é bombeada para dentro da câmara e dispersa em muitos pontos próximo ao topo como uma fina pulverização, expondo o sal ao gás de c0~ 2~. As ligações internas das moléculas de sal (nacl) são enfraquecidas pela amônia na água que se fixa e atrai o átomo de c1. O co~ 2~ na câmara fixa e atrai o átomo de na das moléculas de sal e ainda diminui a ligação, rompendo as mesmas separadamente. Dois sólidos pesados são formados e removidos em um dispositivo clarificador. A água dessalinizada em grandes quantidades por tonelada de sal transborda do dispositivo clarificador, para uso em comunidades e para uso na agricultura. É também removido da descarga o prejudicial gás co~ 2~, antes de ser descarregado da câmara de processo para o ambiente. O sólido de nh~ 4~c1 pode ser reciclado em amônia e o segundo sólido nh~ 2~c0~ 3~ é um produto de vedação, que pode arcar pelos custos do processo. A partir desse proceso a agua é preparada para entrar na estaçao de tratamento onde ela ficará propria para consumo.

sábado, 4 de junho de 2011

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (Matéria : Geografia)

 Desenvolvimento é um sistema que traduz num modelo de desenvolvimento global, que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental. Uma definiçao para o desenvolvimento sustentavel é que o desenvolvimento sempre esta tentando satisfazer as vontades da geração de hoje, sem comprometer a capacidade das gerações futuras, de satisfazerem as suas próprias vontades, significa possibilitar que as pessoas,de agora e no futuro, consigam atingir um nível de satisfaçao de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo com que ao mesmo tempo, uma quantidade razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais. O desenvolvimento sustentável é dito para definir limites para o mundo em desenvolvimento. Desenvolvimento sustentável é um conceito que compreende várias áreas, fixando essencialmente num ponto de equilíbrio entre o crescimento economico, igualdade social e a protecção do ambiente.''TRES COMPONENTES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL'' 1º SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ...A sustentabilidade economica na manutenção das funções e componentes do ecoossitema, de modo sustentável,podendo igualmente desinguinar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renovaveis. 2º SUSTENTABILIDADE ECONOMICA...A sustentabilidade económica, enquadrada campo do desenvolvimento sustentável é um conjunto de medidas e politicas que referem-se a incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais. O lucro é medido igualmente ,(vertente) nos dois lados financeiros ambiental e social. 3ºSUSTENTABILIDADE SOCIO-POLITICA...A sustentabilidade sócio-politica é centralizada no equilibrio social, tanto na sua vertente de desenvolvimento social como sócio-económica. É como um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais. Neste sentido, foram desenvolvidos dois grandes planos: a agenda 21 e as metas de desenvolvimento do milénio. A AGENDA 21 é um plano global de ação a ser tomada a nível global, nacional e local, por organizações das Nações Unidas, governos, e grupos locais, nas diversas áreas onde se verificam impactos significativos no ambiente. A META DE DESENVOLVIMENTOS DO MILENIUM , criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 1990 relativos ao meio-ambiente e desenvolvimento, direitos das mulheres, desenvolvimento social,racismo, entre outras, a Declaração traz uma série de compromissos concretos que, se cumpridos nos prazos fixados, segundo os indicadores quantitativos que os acompanham, deverão melhorar o destino da humanidade neste seculo. Esta declaração menciona que os governos "não economizariam esforços para libertar nossos homens, mulheres e crianças das condições abjectas e desumanas da pobreza extrema", tentando reduzir os níveis de pobreza e promovendo o bem estar social. Estes projectos são monitorizados com recurso ao indice de desenvolvimento humano, que é uma medida comparativa que engloba três dimensões: riqueza, educaçao e esperança media de vida. ESTRATEGIA NOCIONAIS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL...
A AGENDA 21 incentiva os países a adaptarem estratégias nacionais de desenvolvimento sustentavel , estimulando-os a desenvolver e harmonizar as diferentes políticas sectoriais, económicas,crimes, sociais e ambientais e de planos que operam no país. A QUESTAO AMBIENTAL,COMO PRESERVAR O PLANETA...Podemos dizer que a prevensao do planeta é muito importante hoje em dia ,por que vem acontecendo muitos tremores em locais que nao sao de habito acontecer , citamos por exemplo o ''japao'' deu um tsunami que atingiu suas hidreletricas e causou caos no pais. A natureza parecce estar revoltada com o homem por intervir no seu meio.O Governo deveria investir mais em causas contra as poluiçoes porque sao grandes destruidores do planeta .

AVANÇOS TECNOLOGICOS E A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE / MILTON SANTOS(Matéria : Dac Geografia)

MILTON SANTOS.

A obra de Milton Santos é inovadora e grandeosa ao abordar o conceito de espaço. De território onde todos se encontram, o espaço, com as novas tecnologias, adquiriu novas características para se tornar um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações.
As velhas noções de centro e periferia já não se aplicam, pois o centro poderá estar situado a milhares de quilômetros de distância e a periferia poderá abranger o planeta inteiro. Daí a correlação entre espaço e globalizaçao, que sempre foi perseguida pelos detentores do poder político e econômico, mas só se tornou possível com o progresso tecnológico. Para contrapor-se à realidade de um mundo movido por forças poderosas e cegas, impõe-se, para Santos, a força do lugar, que, por sua dimensão humana, anularia os efeitos perversos da globalização.
Estas idéias são expostas principalmente em sua obra A Natureza do Espaço (Edusp, 2002).
No conceito de espaço, Milton Santos revela a noção de paisagem, onde sua forma está em objetos naturais correlacionados com objetos fabricados pelo homem. Santos aponta que espaço e paisagem não são conceitos dicotômicos, onde os processos de mudança social, econômico e político da sociedade resultam na transformação do espaço, que concatenado a paisagem se adaptam para as novas necessidades do homem naquele dado período. Milton Santos revela o conceito de paisagem como algo não estaque no espaço, e sim que a cada período histórico altera, renova e adapta para atender os novos paradigmas do modo de produção social.




No momento atual tem acontecido uma serie de mudanças na sociedade, na economia, na politica e na cultura. Um dos causadores dessa mudança é o rapido desenvolvimento tecnologico, provocado pela evoluçao das areas de comunicaçao e da informatica.Percebe-se que a tecnologia é uma ferramenta que proporciona ao homem melhorias no seu dia-a-dia. As invençoes e o grande avanço tecnologico estao modificando a compreensao do mundo, causando dessa forma a neceessidade de uma readaptação do modo de vida do homem. Essa tecnologia vem com pontos positivos e negativos.O homem solucionou diversos problemas, para adequar a vida humana as tecnologias. A tecnologia é muito importante para o desenvolvimento do homem, ela determinou intensamente em grande parte a capacidade produtiva da sociedade e os padrões de vida, bem como formas sociais e sua organização econômica. O surgimento da informática trouxe inúmeros fatores para o desenvolvimento do homem, um deles é a tecnologia internet e comunicaçao que deixou a vida humana mais facil e agil e tambem no que se refere a outros aspectos significantes como o social, o econômico e o cultural. RESUMINDO com a tecnologia o homem pode fazer coisas que sem tecnologia é impossivel fazer. Quer queira ou nao ela faz parte da vida do ser humano.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

- Leonardo da Vinci (Matéria : Física)

Apesar de muitos acharem que da Vinci era somente um invetor se enganou , pois entre a pintura da obra-prima mais reverenciada da Renascença, Da Vinci também foi bastante excêntrico. Suas anotações de esboços científicos estão na sua maioria escritos em letra cursiva na forma espelhada e são uma “terra da fantasia” de máquinas malucas e projetos brilhantes, muitos dos quais nunca viraram realidade e outros que foram construídos muitos séculos depois, como seu helicóptero rudimentar. Ele foi matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, músico e escritor.

- Suas Invenções / Um pequeno resumo
Escrita reversa ; eis uma invenção que ainda há dúvidas , era uma maneira de enganar os plagiadores da renascença que olhavam suas anotações ou apenas uma maneira de evitar a bagunça que a tinta fazia para um canhoto? Qualquer que fosse seus motivos, Da Vinci certamente gostava de escrita reversa: a maioria de seus diários estão embaralhados dessa maneira.

Engrenagens para mergulho submarino ; para que houvesse exploração aquática

 Ponte giratória ; criou isso com seu foco em guerra , achando que traria vantagens

 Planador com asas ; levar o humano aos céus

Canhão de três canos ; facilitar a guerra

Parafuso voador ; seria como dizemos hj um projeto de helicóptero

 Carro auto-propelido ; para muitos um carro de madeira , para da Vinci em sua época era muito importante como um "GALLARDO" de hoje em dia

Datação geológica ; Enquanto a maioria de seus contemporâneos explicavam que fósseis de moluscos encontrados no topo de montanhas eram restos deixados pelo Dilúvio, Da Vinci  dizia que as montanhas teriam formado uma vez o litoral muitos anos antes de moverem-se para cima.

O Homem Vitruviano ; uma de suas invenções mais famosas , Da Vinci modelou seu humano perfeito a partir das proporções deixadas por Vitruvius, um antigo arquiteto romano. O homem de aparência fechada tem razão para sorrir: ele é hoje considerado uma das figuras mais reconhecíveis no planeta.

- RYAN GRACIE UM HERÓI DOS TATAMES ! (MATÉRIA : ED. Física)

Lutador de Jiu Jitsu faixa PRETA , formada na GRACIE BARRA veio para São Paulo para representar sua equipe , e acabou se mudando e construindo como se fosse um IMPÉRIO , que hj em dia em são paulo é encontado em muitos lugares havendo muitos filiais.
É impressionante como as pessoas conseguem reverter uma história onde o personagem principal é um vilão e passa a herói tão rapidamente. O Caso do Ryan Gracie que foi preso, por roubar um carro, agredir um senhor, tentar roubar uma moto e portar arma (faca), em São Paulo, e encontrado morto na cela está sendo colocado pela fámilia como normal, e segundo palavras do pai dele, Robson Gracie, existe a afirmação que o filho é um herói.
Segundo a familia o lutador sofria de crise do pânico e estava fugindo de um monstro imaginário (ou dele mesmo). Mas não comentou sobre a dependência de drogas do Ryan.

A familia acusa o delegado de negligência por deixar que o lutador fosse medicado na cela onde estava detido, pelo médico Sábino Ferreira Faria, no lugar de ter encaminhado o lutador a um hospital. O médico preescreveu rémedios para deixar o lutador dopado afim de que ele não causasse problemas e cobrou 5 mil reais da fámilia.

Para a reportagem do Fantástico, o psiquiatra confirmou ter recebido R$ 5 mil da família, mas disse que esse era o valor de sua consulta. Ele afirmou ainda que pagou R$ 100 ao carcereiro para que ele comprasse uma “pizza” para Ryan e o tratasse bem.

Tudo bem que a circustância da história toda está estranha, mas isso não tira a culpa do Gracie e nem a declaração de que em exame laboratorial ele estava drogado. O que não faz de ninguém um herói depois de ter cometido qualquer que seja o crime. Isso me lembra a menor que foi presa e colocada erradamente em uma cela com 20 homens e seu crime já foi perdoado pela justiça e pelo povo brasileiro.

-   CONCLUSÃO GRUPO !
é facil julgar alguem por aquilo que culpam, mas quero ver ter o trabalho de saber em primeiro lugar os motivos que o levou a fazer isso!
cada atitude tem um motivo por tras, no caso do grande mestre Ryan, nao foi diferente, sofria de problemas psicológicos e nao simplesmente vicio por drogas! E concordo com todos que defendem a imagem dele.

Suas Lutas no MMA que obteve vitórias :
Yoji Anjo
Ikuhisa Minowa
Kazuhiro Hamanaka
Tokimitsu Ishizawa

Lutas MMA que obteve derrotas :
Tokimitsu Ishizawa
Kazushi Sakuraba

Era considerado como uma lenda nos tatames e ring por linhagem de sua família .
A Gracie é conhecida pelo mundo todo e cresce a cada dia.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Piada do dia !

Malandro é o mario que tira moeda dos tijolos !

Mandar um salve ae !

Gostaria de mandar um salve ae pra todas as professoras e professores do papa paulo , aos manos que ajudam e fortalecem de apologias :x ' que sempre estão do lado quando precisamos e incentivando os alunos !
sem esquecer da galerinha da xurupita (y) s2'

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, e Guerra das Guerras) foi um conflito mundial ocorrido entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.

A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a coligação formada pelas Potências Centrais (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano)[1], e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.

No início da guerra (1914), a Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas, considerando que a aliança tinha carácter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não se sentir vinculado à aliança e que, portanto, permaneceria neutro. Mais tarde, as pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França fizeram-na firmar em 26 de abril de 1915 um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra decorrido um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra: o Trentino, o Tirol Meridional, Trieste, Gorizia, Ístria (com exceção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia, um protetorado sobre a Albânia, sobre algumas ilhas do Dodecaneso e alguns territórios do Império Turco, além de uma expansão das colônias africanas, às custas da Alemanha (a Itália já possuía na África: a Líbia, a Somália e a Eritreia). O não-cumprimento das promessas feitas à Itália foi um dos fatores que a levaram a aliar-se ao Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução. No mesmo ano, os EUA, que até então só participavam na guerra como fornecedores, ao ver os seus investimentos em perigo, entram militarmente no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente.

Introdução
Muitos dos combates na Primeira Guerra Mundial ocorreram nas frentes ocidentais, em trincheiras e fortificações (separadas pelas "Terras de Ninguém", que era o espaço entre cada trincheira, onde vários cadáveres ficavam à espera do recolhimento) do Mar do Norte até a Suíça. As batalhas davam-se em invasões dinâmicas, em confrontos no mar, e pela primeira vez na história, no ar.

O saldo foi de mais de 19 milhões de mortos, dos quais 5% eram civis[carece de fontes]. Na Segunda Guerra Mundial, este número aumentou em 60%.

O conflito rompeu definitivamente com a antiga ordem mundial criada após as Guerras Napoleônicas, marcando a derrubada do absolutismo monárquico na Europa.

Três impérios europeus foram destruídos e consequentemente desmembrados: Alemão, o Austro-Húngaro e o Russo. Nos Bálcãs e no Médio Oriente o mesmo ocorreu com o Império Turco-Otomano. Dinastias imperiais europeias como as das famílias Habsburgos, Romanov e Hohenzollern, que vinham dominando politicamente a Europa e cujo poder tinha raízes nas Cruzadas, também caíram durante os quatro anos de guerra.

O fracasso da Rússia na guerra acabou contribuindo para a queda do sistema czariano, servindo de catalisador para a Revolução Russa que inspirou outras em países tão diferentes como China e Cuba, e que serviu também, após a Segunda Guerra Mundial, como base para a Guerra Fria. No Médio Oriente, o Império Turco-Otomano foi substituído pela República da Turquia e muitos territórios por toda a região acabaram em mãos inglesas e francesas. Na Europa Central os novos estados Tchecoslováquia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Estônia e Iugoslávia "nasceram" depois da guerra e os estados da Áustria, Hungria e Polônia foram redefinidos. Pouco tempo depois da guerra, em 1923, os Fascistas tomaram o poder na Itália. A derrota da Alemanha na guerra e o fracasso em resolver assuntos pendentes no período pós-guerra, alguns dos quais haviam sido causas da Primeira Guerra, acabaram por criar condições para a ascensão do Nazismo quatorze anos depois e para a Segunda Guerra Mundial em 1939, vinte anos depois.

Antecedentes e possiveis causas 

Em 28 de Junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, e sua esposa Sofia, Duquesa de Hohenberg, foram assassinados pelo sérvio Gavrilo Princip, que pertencia ao grupo nacionalista-terrorista armado Mão Negra (oficialmente chamado "Unificação ou Morte"), que lutava pela unificação dos territórios que continham sérvios.

O assassinato desencadeou os eventos que rapidamente deram origem à guerra, mas suas verdadeiras causas são muito mais complexas. Historiadores e políticos têm discutido essa questão por quase um século sem chegar a um consenso. Algumas das melhores explicações estão listadas abaixo:


Declaração de guerra
 Após o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando em 28 de Junho, o Império Austro-Húngaro esperou três semanas antes de decidir tomar um curso de ação. Essa espera foi devida ao fato de que grande parte do efetivo militar estava na ajuda a colheita, o que impossibilitava a ação militar naquele período. Em 23 de Julho, graças ao apoio incondicional alemão (carta branca) ao Império Austro-Húngaro se a guerra eclodisse, foi-se mandando um ultimato a Sérvia que continha várias requisições, entre elas a que agentes austríacos fariam parte das investigações, e que a Sérvia seria a culpada pelo atentado. O governo sérvio aceitou todos os termos do ultimato, com exceção da participação de agentes austríacos, o que na opinião sérvia constituía uma violação de sua soberania.

Por causa desse termo, rejeitado em resposta sérvia em 26 de Julho, o Império Austro-Húngaro cortou todas as relações diplomáticas com o país e declarou guerra ao mesmo em 28 de Julho, começando o bombardeio à Belgrado (capital sérvia) em 29 de Julho. No dia seguinte, a Rússia, que sempre tinha sido uma aliada da Sérvia, deu a ordem de locomoção a suas tropas. Os alemães, que tinham garantido o apoio ao Império Austro-Húngaro no caso de uma eventual guerra mandaram um ultimato ao governo russo para parar a mobilização de tropas dentro de 12 horas, no dia 31. No primeiro dia de Agosto o ultimato tinha expirado sem qualquer reação russa. A Alemanha então declarou-lhe guerra. Em 2 de Agosto a Alemanha ocupou Luxemburgo, como o passo inicial da invasão à Bélgica e do Plano Schlieffen (estratégia de defesa alemã que previa a invasão da França, Inglaterra e Rússia). A Alemanha tinha enviado outro ultimato, desta vez à Bélgica, requisitando a livre passagem do exército alemão rumo à França. Como tal pedido foi recusado, foi declarada guerra à Bélgica.

Em 3 de Agosto a Alemanha declarou guerra à França, e no dia seguinte invadiu a Bélgica. Tal ato, violando a soberania belga - que Grã-Bretanha, França e a própria Alemanha estavam comprometidos a garantir fez com que o Império Britânico saísse da sua posição neutra e declarasse guerra à Alemanha em 4 de Agosto.

Inicio dos confrontos
Algumas das primeiras hostilidades de guerra ocorreram no continente africano e no Oceano Pacífico, nas colônias e territórios das nações europeias. Em Agosto de 1914 um combinado da França e do Império Britânico invadiu o protetorado alemão da Togoland, no Togo. Pouco depois, em 10 de Agosto, as forças alemãs baseadas na Namíbia atacaram a África do Sul, que pertencia ao Império Britânico. Em 30 de Agosto a Nova Zelândia invadiu a Samoa, da Alemanha; em 11 de Setembro a Força Naval e Expedicionária Australiana desembarcou na ilha de Neu Pommern (mais tarde renomeada Nova Britânia), que fazia parte da chamada Nova Guinéa Alemã. O Japão invadiu as colônias micronésias e o porto alemão de abastecimento de carvão de Qingdao na península chinesa de Shandong. Com isso, em poucos meses, a Tríplice Entente tinha dominado todos os territórios alemães no Pacífico. Batalhas esporádicas, porém, ainda ocorriam na África.

Na Europa, a Alemanha e o Império Austro-Húngaro sofriam de uma mútua falta de comunicação e desconhecimento dos planos de cada exército. A Alemanha tinha garantido o apoio à invasão Austro-Húngara a Sérvia, mas a interpretação prática para cada um dos lados tinha sido diferente. Os líderes do Austro-Húngaros acreditavam que a Alemanha daria cobertura ao flanco setentrional contra a Rússia. A Alemanha, porém, tinha planejado que o Império Austro-Húngaro focasse a maioria de suas tropas na luta contra a Rússia enquanto combatia a França na Frente Ocidental. Tal confusão forçou o exército Austro-Húngaro a dividir suas tropas. Mais da metade das tropas foi combater os russos na fronteira, enquanto um pequeno grupo foi deslocado para invadir e conquistar a Sérvia.

Trincheiras
Os avanços na tecnologia militar significaram na prática um poder de fogo defensivo mais poderoso que as capacidades ofensivas, tornando a guerra extremamente mortífera. O arame farpado era um constante obstáculo para os avanços da infantaria; a artilharia, muito mais letal que no século XIX, armada com poderosas metralhadoras. Os alemães começaram a usar gás tóxico em 1915, e logo depois, ambos os lados usavam da mesma estratégia. Nenhum dos lados ganhou a guerra pelo uso de tal artifício, mas eles tornaram a vida nas trincheiras ainda mais miserável tornando-se um dos mais temidos e lembrados horrores de guerra.

Numa nota curiosa, temos que no início da guerra, chegando a primeira época natalícia, se encontram relatos de os soldados de ambos os lados cessarem as hostilidades e mesmo saírem das trincheiras e cumprimentarem-se. Isto ocorreu sem o consentimento do comando, no entanto, foi um evento único. Não se repetiu posteriormente por diversas razões: o número demasiado elevado de baixas aumentou os sentimentos de ódio dos soldados e o comando, dados os acontecimentos do primeiro ano, tentou usar esta altura para fazer propaganda, o que levou os soldados a desconfiar ainda mais uns dos outros.

A alimentação era sobretudo à base de carne e vegetais enlatados e biscoitos, sendo os alimentos frescos uma raridade.

Fim da guerra
A partir de 1917 a situação começou a alterar-se, quer com a entrada em cena de novos meios, como o carro de combate e a aviação militar, quer com a chegada ao teatro de operações europeu das forças norte-americanas ou a substituição de comandantes por outros com nova visão da guerra e das tácticas e estratégias mais adequadas; lançam-se, de um lado e de outro, grandes ofensivas, que causam profundas alterações no desenho da frente, acabando por colocar as tropas alemãs na defensiva e levando por fim à sua derrota. É verdade que a Alemanha adquire ainda algum fôlego quando a revolução estala no Império Russo e o governo bolchevista, chefiado por Lênin, prontamente assina a paz sem condições, assim anulando a frente leste, mas essa circunstância não será suficiente para evitar a derrota. O armistício que põe fim à guerra é assinado a 11 de Novembro de 1918.



terça-feira, 12 de abril de 2011

Pré-Modernismo

Contexto histórico

Pontos de conflito no Brasil pré-modernista.

Para os autores, o momento histórico brasileiro interferiu na produção literária, marcando a transição dos valores éticos do século XIX para uma nova realidade que se desenhava, essencialmente pautado por uma série de conflitos como o fanatismo religioso do Padre Cícero e de Antônio Conselheiro e o cangaço, no Nordeste, as revoltas da Vacina e da Chibata, no Rio de Janeiro, as greves operárias em São Paulo e a Guerra do Contestado (na fronteira entre Paraná e Santa Catarina); além disso a política seguia marcadamente dirigida pela oligarquia rural, o nascimento da burguesia urbana, a industrialização, segregação dos negros pós-abolição, o surgimento do proletariado e: finalmente, a imigração europeia.
Além desses fatos somam-se as lutas políticas constantes pelo coronelismo, e disputas provincianas como as existentes no Rio Grande do Sul entre maragatos e republicanos

Outras manifestações artísticas

A música assistiu, desde o lançamento da primeira gravação feita no país por Xisto Bahia, a uma penetração nas camadas mais elevadas de manifestações até então restritos às camadas mais populares – ritmos tais como o maxixe, toada, modinha e serenata. É o tempo em que a capital do país, então o Rio de Janeiro, assiste ao crescimento do carnaval, ao sucesso de compositores como Chiquinha Gonzaga e o nascimento do samba em sua versão recente.

Na música erudita, o nome representativo foi o de Alberto Nepomuceno, de composições de “intenção nacionalista”.

Na pintura, tendo como principal foco a Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, vigorava o academicismo, passando despercebida a exposição feita em 1913 pelo lituano Lasar Segall. Apenas em 1917 uma forte reação à exposição de Anita Malfatti expõe o confronto que redundaria na Semana de Arte Moderna de 1922.  (vide, mais abaixo, texto de Monteiro Lobato sobre essa exposição).

Ambiente literário e outras informações

Para além dos fatos circundantes, registra-se que ainda estão ativos autores parnasianos, como Olavo Bilac, Raimundo Correia e Francisca Júlia, e neo-parnasianos como Martins Fontes e Goulart de Andrade, dominando o cenário da Academia Brasileira de Letras. Além deles, longe da Academia, simbolistas como Emiliano Perneta e Pereira da Silva, convivem com os escritores pré-modernistas

Caracterização

Embora vários autores sejam classificados como pré-modernistas, este não se constituiu num estilo ou escola literária, dado a forte individualidade de suas obras, mas essencialmente eram marcados por duas características comuns:
conservadorismo - traziam na sua estética os valores naturalistas;
renovação - demonstravam íntima relação com a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período
Embora tenham rompido com a temática dos períodos anteriores, esses autores não avançaram o bastante para ser considerados modernos - notando-se, até, alguns casos, resistência às novas estéticas

Excerto

Num artigo publicado em 1917, Monteiro Lobato reagiu assim à exposição de Anita Malfatti, no jornal O Estado de São Paulo:
"Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em consequência fazem arte pura. (...) A outra espécie é formada dos que vêem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos da decadência(...)"

Autores e suas obras

Os principais pré-modernistas foram:
Euclides da Cunha, com Os Sertões, onde aborda de forma jornalística a Guerra de Canudos; a obra, dividida em três partes (A Terra, O Homem e A Luta), procura retratar um dos maiores conflitos do Brasil. O sertão baiano e pernambucano onde se deram as lutas, era um ambiente praticamente desconhecido dos grandes centros, e as lutas marcaram a vida nacional: o termo favela, que tornou-se comum depois, designava um arbusto típico da caatinga, e dava nome a um morro em Canudos.
Graça Aranha, com Canaã, retrata a imigração alemã para o Brasil.Nesse livro tinha o constante conflito entre dois imigrantes Milkau e Lentz que discutiam se o dinheiro era mais importante do que o amor.
Lima Barreto, que faz uma crítica da sociedade urbana da época, com Triste Fim de Policarpo Quaresma e Recordações do Escrivão Isaías Caminha; e O Homem Que Sabia Javanês
Monteiro Lobato, com Urupês e Cidades Mortas, retrata o homem simples do campo numa região de decadência econômica; Ele também foi um dos primeiros autores de literatura infantil, desse modo, transmitindo ao público infantil valores morais, conhecimentos do Brasil, tradições, nossa língua. Destáca-se no gênero conto. E foi, também, um dos escritores brasileiros de maiores prestígios.
Valdomiro Silveira, com Os Caboclos, e Simões Lopes Neto, com Lendas do Sul e Contos Gauchescos, precursores do regionalismo, retratam a realidade do sul brasileiro.
Augusto dos Anjos que, segundo alguns autores, trazia elementos pré-modernos., embora no aspecto linguístico tenda para o realismo-naturalismo, em seus Eu e Outras Poesias
Outros autores:
Figuram como escritores desse período, embora guardem no estilo mais elementos das escolas precedentes, autores como Afonso Arinos, Alcides Maya e Coelho Neto. Este último, ao lado de Afrânio Peixoto, tendia a uma visão da literatura como simples ornato social e cultural. Raul de Leoni pode ser, também, tido como pré-modernista, mas o seu Luz Mediterrânea tende ao Simbolismo.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Luiz Inacio Lula da Silva

Infância

Luiz Inácio da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 (mas em seu registro de nascimento consta como dia 6 de outubro de 1945) em Vargem Comprida, localidade do atual município de Caetés, no interior do estado de Pernambuco, que na época era um distrito do município de Garanhuns (o registro foi feito quando já moravam no litoral de São Paulo, quando Lula já tinha mais de sete anos). Adotou como data do aniversário o dia 27 de outubro, porque prefere acreditar na memória da mãe, que diz que seu pai se equivocou ao providenciar o registro. É o sétimo de oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo (sem contar duas crianças mais velhas que ele que morreram com pouca idade e os gêmeos caçulas, que morreram com poucos dias). Faltando poucos dias para sua mãe dar à luz,seu pai decidiu tentar a vida como estivador em Santos, levando consigo Valdomira Ferreira de Góis, uma prima de Eurídice, com quem formaria uma segunda família (com Valdomira, Aristides teve 10 filhos, fora alguns que possam ter morrido. Contando os 12 que teve com Eurídice – quatro morreram ainda bebês – a família conta que Aristides teve pelo menos 22 filhos conhecidos).
Em dezembro de 1952, quando Lula tinha apenas sete anos de idade, Eurídice decidiu migrar para o litoral do estado de São Paulo com seus filhos para se reencontrar com o marido (acreditando que seu marido fizera esse pedido, quando na verdade seu filho Jaime, que já morava com o pai, escreveu dizendo que esse era o desejo de Aristides). Após treze dias de viagem num transporte conhecido como "pau-de-arara", chegaram no distrito de Vicente de Carvalho (àquela época chamado Itapema), na cidade de Guarujá, onde tiveram que dividir a convivência de Aristides com sua segunda família (Aristides já os havia visitado no nordeste em 1950, quando inclusive apresentou seus novos filhos para sua primeira família). A convivência difícil com Aristides (que era extremamente rigoroso com seus filhos) levou Eurídice a sair de casa com os filhos, morando inicialmente em uma casa precária muito perto da de Aristides e, mais tarde, em 1954, mudando-se para a capital, onde foi viver num cômodo atrás de um bar localizado na Vila Carioca, bairro da cidade de São Paulo. Lula e seu irmão José Ferreira de Melo – o Frei Chico – ficaram morando algum tempo ainda com o pai, junto com sua segunda família, mudando-se para São Paulo em 1956. Após a separação, Lula quase não se reencontrou mais com seu pai, que morreu em 1978, sendo enterrado como indigente (Lula e seus irmãos só souberam da morte do pai vários dias após o enterro).

Educação e trabalho

Durante o período em que as duas famílias de seu pai conviveram, Lula foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias, apesar da falta de incentivo do pai, analfabeto, que entendia que seus filhos não deveriam ir à escola, mas apenas trabalhar. Ainda quando morava no Guarujá, aos 7 anos, trabalhou vendendo laranjas no cais. Tinham que andar quilômetros para buscar água de poço para a segunda mulher de Aristides. Aos domingos, era obrigado pelo pai a ir ao mangue para retirar lenha, marisco e caranguejo.
Já em São Paulo, a fim de contribuir na renda familiar, começou a trabalhar, aos doze anos, em uma tinturaria. Durante o mesmo período também trabalhou como engraxate e auxiliar de escritório. Aos catorze começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a carteira de trabalho assinada pela primeira vez, permanecendo ali por seis meses. Transferiu-se, depois, para a Fábrica de Parafusos Marte. Pouco depois, conseguiu uma vaga no curso técnico de torneiro mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Formou-se três anos mais tarde e, em 1963, empregou-se na metalúrgica Independência, onde trabalhava no turno da noite. Foi ali que em um torno mecânico esmagou seu dedo, tendo que esperar por horas até o dono da fábrica chegar e levá-lo ao médico, que optou por cortar o resto do dedo mínimo da mão esquerda. A mutilação lhe deixou alguns anos com complexo. Ficou 11 meses na empresa e, devido ao acidente, ganhou uma indenização de 350 mil cruzeiros, utilizado para comprar móveis para sua mãe e um terreno.

Trabalhou então na Frismolducar por seis meses, sendo demitido porque se recusou a trabalhar aos sábados. No ano de 1965 ficou muito tempo desempregado, assim como seus irmãos, época em que passaram por privações, sobrevivendo de trabalhos eventuais ("bicos"). Em 1966 foi admitido nas Indústrias Villares, uma grande empresa metalúrgica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista
Carreira política até a presidência

 Carreira política até a presidência

Em 1980, no curso de uma greve no ABC paulista, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo sofreu intervenção aprovada por Murilo Macedo, então ministro do Trabalho do general João Batista Figueiredo, e Lula foi detido por trinta e um dias nas instalações do DOPS paulista. Em 1981, foi condenado pela Justiça Militar a três anos e meio de detenção por incitação à desordem coletiva, tendo porém recorrido e sido absolvido no ano seguinte.

Alterou judicialmente seu nome de Luiz Inácio da Silva para Luiz Inácio Lula da Silva, visando a usar o nome em pleitos eleitorais; a legislação vigente proibia o uso de apelidos pelos candidatos.

Em 1982, Lula participou das eleições para o governo de São Paulo e perdeu. Em 1984, participou, ao lado de Ulisses Guimarães, da campanha Diretas Já, que clamava pela volta de eleições presidenciais diretas no país.

A campanha Diretas Já não teve sucesso e as eleições presidenciais de 1984 foram feitas por um Colégio Eleitoral de forma indireta. Lula e o PT abstiveram-se de participar desta eleição. O processo indicou o governador de Minas Gerais Tancredo Neves, que participou ativamente na campanha das Diretas Já, como novo presidente do Brasil.

Com a morte de Tancredo Neves, antes da sua posse como presidente, assume a presidência o vice José Sarney. Lula e o PT decidem firmar uma posição independente, mas logo se encontram no campo da oposição ao novo governo.

Em 1986, foi eleito deputado federal por São Paulo com a maior votação para a Câmara Federal até aquele momento, tendo participado da elaboração da Constituição Federal de 1988.

Um tanto quanto desinteressado da atuação parlamentar, Lula não se candidata à reeleição como deputado, preferindo, a partir do início da década de 1990, intensificar suas atividades pelo partido, colaborando na estruturação das seções regionais do PT, o que ajudou a consolidar sua liderança dentro do partido.[carece de fontes]

Em 1989, realizou-se a primeira eleição direta para presidente desde o golpe militar de 1964. Lula se candidatou a presidente mas foi derrotado no segundo turno. Fernando Collor de Mello, candidato do PRN, que recebeu apoio de considerável parte da população que se sentia intimidada ante a perspectiva do ex-sindicalista, radical e alinhado às teses de esquerda chegar à presidência, é eleito presidente.

A campanha de Fernando Collor no segundo turno foi fértil em práticas tidas, na época, por moralmente duvidosas, e que combinavam preconceitos políticos e sociais: Lula foi identificado como um trânsfuga do comunismo, a quem a queda do Muro de Berlim havia transformado em anacronismo, e seus atos político-eleitorais (comícios, passeatas) foram descritos com conotações desmoralizantes (segundo o acadêmico Bernardo Kucinski tal teria sido facilitado pela infiltração de agentes provocadores de Collor nos comícios do PT). Collor acusou ainda Lula de desejar seqüestrar ativos financeiros de particulares (o que a equipe econômica do futuro governo Collor fez após sua eleição).

Articulistas da grande imprensa pronunciaram-se de forma indecorosa sobre Lula: o comentarista Paulo Francis o chamou de "ralé", "besta quadrada" e disse que se ele chegasse ao poder, o país viraria uma "grande bosta". Além disso, uma antiga namorada de Lula, com a qual ele teve uma filha, surgiu durante a propaganda de Collor, durante o segundo turno das eleições, para acusar seu ex-namorado de "racista" e de ter lhe proposto abortar a filha que tiveram

Às vésperas da eleição, a Rede Globo promoveu um debate final entre ambos os candidatos e, no dia seguinte, levou ao ar uma versão editada do programa em sua exibição no Jornal Nacional. O então diretor do Gallup Carlos Eduardo Matheus, entre outros, sustentou que a edição foi favorável a Collor e teria influenciado o eleitorado (fato este admitido mais tarde por várias memórias de participantes do evento, mostrado no documentário Beyond Citizen Kane). A eleição propriamente dita comportou ainda a alegada manipulação política do sequestro do empresário do setor de supermercados Abílio Diniz, que, libertado de seu cativeiro no dia da eleição, seus sequestradores foram apresentados pela polícia vestindo camisetas do PT (aberto inquérito para apurar se coube à polícia vestir os criminosos, foi dois anos depois arquivado por falta de provas).

Apesar da sua derrota em 1989, Lula manteve sólida liderança no PT, bem como prestígio internacional, como no destaque obtido[carece de fontes] quando da fundação do Foro de São Paulo, em São Bernardo do Campo, em 1990. Tratava-se de um encontro periódico de lideranças partidárias que visava congregar e reorganizar as esquerdas latino americanas, que estavam politicamente desorganizadas com a expansão do neoliberalismo após a queda do muro de Berlim.

Em 1992 Lula apoiou o movimento pelo impeachment do presidente Fernando Collor, que se via envolvido em várias denúncias de corrupção. Collor foi afastado temporariamente e no final de 1992, renunciou ao cargo. Lula e o PT permanecem na oposição e se tornam críticos do plano econômico implementado no final do governo assumido por Itamar Franco, o Plano Real.

Em 1994, Luiz Inácio Lula da Silva voltou a candidatar-se à presidência e foi novamente derrotado, ainda no primeiro turno, dessa vez pelo candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso. Em 1998, Lula saiu pela terceira vez derrotado como candidato à presidência da República, em uma eleição novamente decidida no primeiro turno. No entanto, manteve papel de destaque na esquerda brasileira[carece de fontes] ao apresentar-se numa chapa que tinha como candidato à vice-presidência o seu antigo rival Leonel Brizola, que havia disputado arduamente com Lula sua ida ao segundo turno das eleições de 1989 como adversário de Collor. Lula tornou-se um dos principais opositores da política econômica do governo eleito, sobretudo da política de privatização de empresas estatais realizadas nesse período.

A desvalorização do real em janeiro de 1999, logo após a eleição de 1998, as crises internacionais, deficiências administrativas como as que permitiram o apagão de 2001, e principalmente o pequeno crescimento econômico no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso fortaleceram a posição eleitoral de Lula nos quatro anos seguintes. Abdicando dos "erros" cometidos em campanhas anteriores, como a manifestação de posições tidas por radicais, Lula escolhe para candidato à vice-presidência o senador mineiro e empresário têxtil José Alencar, do PL, partido ao qual o PT se aliou. A campanha eleitoral de Lula optou em 2002 por um discurso moderado, prometendo a ortodoxia econômica, respeito aos contratos e reconhecimento da dívida externa do país, conquistando a confiança de parte da classe média e do empresariado.

Em 27 de outubro de 2002, Lula foi eleito presidente do Brasil, derrotando o candidato apoiado pela situação, o ex-ministro da Saúde e então senador pelo Estado de São Paulo José Serra do PSDB. No seu discurso de diplomação, Lula afirmou: "E eu, que durante tantas vezes fui acusado de não ter um diploma superior, ganho o meu primeiro diploma, o diploma de presidente da República do meu país."

Em 29 de outubro de 2006, Lula é reeleito no segundo turno, vencendo o ex-governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin do PSDB, com mais de 60% dos votos válidos. Após esta eleição, Lula divulgou sua intenção de fazer um governo de coalizão, ampliando assim sua fraca base aliada. O PMDB passa a integrar a estrutura ministerial do governo.